ResenhasNacionais Semanal - 25/05/2020




   OlĆ”, eu sou Mari Sales, escritora de romances e idealizadora do projeto Resenhas Nacionais. Em um primeiro momento, usei o blog para publicar minhas resenhas e prestar meu apoio a literatura. Na mudanƧa de blogueira para escritora, acabei focando apenas no Instagram do Blog.

     Essa Ć© uma nova etapa para o blog sobre o universo literĆ”rio nacional. Focado em romances nacionais, atualizarei os leitores sobre a minha rotina de escrita, os lanƧamentos da Amazon e Wattpad e levantarei um tema sobre literatura para discussĆ£o.

     Trarei uma visĆ£o analĆ­tica sobre a Amazon para o nosso pĆŗblico de romance, os Ćŗltimos lanƧamentos, as autoras que estĆ£o em destaque e os temas mais lidos no momento.

     Com a intenĆ§Ć£o contribuir para o universo literĆ”rio de forma objetiva, seja vocĆŖ uma autora ou leitora, o Resenhas Nacionais inaugura essa nova fase da sua histĆ³ria, trazendo o que hĆ” de melhor no momento, livros!


LanƧamentos Amazon

Maio foi um mĆŖs cheio de novidades e precisei me segurar para nĆ£o soltar mais um lanƧamento! Teve eBooks de graƧa da sĆ©rie Encantadas Por Livros e MĆŗsica II (contos 3 e 4), lanƧamento do livro temĆ”tico sobre nossa Ć©poca atual, Amor em Tempos de Quarentena e CaĆ­que, da SĆ©rie Filhos de Lamartine Santos, ambos publicados no Wattpad primeiramente, depois disponibilizados na Amazon.


Junho vem para celebrar o mĆŖs dos namorados e das histĆ³rias romĆ¢nticas! Estou participando de dois projetos temĆ”ticos em parceria com outras autoras: A ƚltima MĆŗsica e o segundo Ć© surpresa. AlĆ©m do vampirĆ£o Scorn, que serĆ” abordado no prĆ³ximo tĆ³pico.


Rotina de escrita

ConcluĆ­ a escrita de Scorn enquanto a autora JĆ©ssica Macedo fazia a betagem da obra. Estamos escrevendo livros independentes, que compartilham o mesmo universo, alĆ©m de alguns personagens. Foi uma experiĆŖncia diferente no trabalho em conjunto, uma vez que temos o mesmo ritmo acelerado de escrita e dedicaĆ§Ć£o ao meio literĆ”rio.
A escolha de fazer um livro fantasia veio no meio de uma conversa. JĆ©ssica jĆ” tinha a capa de Trevor, depois encaixamos o meu mocinho Scorn (que ganhou esse nome por conta de um simbionte do universo do Homem-Aranha) e o resto Ć© execuĆ§Ć£o e trabalho cheio de amor.
Ansiedade que fala?
Estou na fase de releitura do livro, ajustes de alguns pontos e preparaĆ§Ć£o de material para divulgaĆ§Ć£o. Quem tem “euquipe” como eu, tem que se desdobrar em vĆ”rias para dar conta de tudo. AlĆ©m de escrever, elaboro o plano de marketing e faƧo contato com minhas parceiras para ajudar na divulgaĆ§Ć£o.
Como divulgar um trabalho individual, mas que envolve duas pessoas? Primeira coisa, as participantes precisam estar alinhadas. Parte do sucesso do lanƧamento Ć© estarmos em sintonia nos propĆ³sitos. Cada uma tem seu pĆŗblico e sua forma de divulgaĆ§Ć£o. Somos individuais, mas ao mesmo tempo, temos que englobar o universo Dark Wings (Trevor e Scorn) para que isso dĆŖ certo.
Tenho experiĆŖncia em outros projetos disponĆ­veis na Amazon, MaximusAntologia EncantadaLadrƵes de CoraƧƵes e, o mais recente publicado, Filhos de Lamartine Santos.
SerĆ” que gosto de inventar moda? Muito!

PublicaĆ§Ć£o no Wattpad

Meu plano de aĆ§Ć£o para a plataforma Ć© sempre ter uma obra em andamento. TerƧas e sextas foram os dias da semana escolhidos para atualizar os leitores com um capĆ­tulo. Alguns dessa plataforma tambĆ©m me acompanham na Amazon, gostaria de cultivar o espaƧo lĆ”.

Cedendo Ć  PaixĆ£o conta a histĆ³ria de AlĆ­cia, mĆ£e de gĆŖmeos que estĆ” em seu limite para lidar com seu lado mulher maravilha. Encontra Bernardo no supermercado, surge uma oportunidade e... sim, o livro comeƧa pegando fogo!

Tenho muitas obras engavetadas, desde romances e novelas. Nada mais justo que ir colocando para o mundo de forma gradativa enquanto eu continuo escrevendo novos romances.

·         Conto, Novela ou Romance?
O tema para debate hoje Ć© a diferenciaĆ§Ć£o de cada um desses termos. Apesar do peso que a palavra conto e novela tem para um eBook publicado na Amazon, eles tĆŖm grande importĆ¢ncia e preferĆŖncia do pĆŗblico que me cerca.
Uso esse parĆ¢metro para diferenciar os trĆŖs:

o   Conto sĆ£o histĆ³rias que possuem atĆ© 7.500 palavras (SĆ©rie Encantadas por Livros e MĆŗsicaQuerido FiascoAmuleto da Sorte);
o   Novelas sĆ£o histĆ³rias que possuem atĆ© 40.000 palavras. AtĆ© 17.500, vocĆŖ pode chamar de noveleta. (FamĆ­lia ValentiniA RedenĆ§Ć£o de EnzoMinha FlorCaĆ­que);
o   Romance sĆ£o histĆ³rias com mais de 40.000 palavras (OperaĆ§Ć£o CEOVicenzoJames BlatAmor Interceptado).

Ah, entĆ£o aqueles livros de 500 pĆ”ginas sĆ£o romances tanto quando os de 200? Sim! Os meus romances de 40 mil palavras vĆ£o para a Amazon tendo essa mĆ©dia de quantidade de pĆ”ginas. Tudo depende da diagramaĆ§Ć£o que foi feita no arquivo, que faz referĆŖncia a fonte usada, tamanho e espaƧamento.
Cada um tem seu valor e ocasiĆ£o para serem lidos. Contos sĆ£o breves o suficiente para vocĆŖ ler no intervalo de alguma atividade. Para nĆ£o ficar sem ler ou, se vocĆŖ Ć© daqueles que acaba ficando no mesmo livro por 30 dias, contos sĆ£o essenciais na sua vida, porque dĆ£o a sensaĆ§Ć£o de conclusĆ£o e entretenimento.
 Novelas estĆ£o entre contos e romances. NĆ£o Ć© tĆ£o curto para ser lido em um intervalo, mas nĆ£o tĆ£o comprido para ficar 30 dias lendo. Quando vocĆŖ tem um dia inteiro, ou uma tarde, eles sĆ£o a opĆ§Ć£o. Bloqueio de leitura? TambĆ©m ajudam, porque a trama tende a fluir com mais facilidade, trazendo, no mĆ”ximo, um plot final.
Claro, tudo depende do autor que vocĆŖ escolheu e seu estilo de leitura. NĆ£o adianta dar um conto de terror para alguĆ©m que sĆ³ lĆŖ romance de banca. Cada um no seu quadrado!
E vocĆŖ, sabia sobre essa diferenciaĆ§Ć£o? Prefere qual?

Autora Mari Sales

Nenhum comentƔrio:

Postar um comentƔrio

ObservaĆ§Ć£o: somente um membro deste blog pode postar um comentĆ”rio.

Novidades