ResenhasNacionais Semanal - 25/05/2020




   Olá, eu sou Mari Sales, escritora de romances e idealizadora do projeto Resenhas Nacionais. Em um primeiro momento, usei o blog para publicar minhas resenhas e prestar meu apoio a literatura. Na mudança de blogueira para escritora, acabei focando apenas no Instagram do Blog.

     Essa é uma nova etapa para o blog sobre o universo literário nacional. Focado em romances nacionais, atualizarei os leitores sobre a minha rotina de escrita, os lançamentos da Amazon e Wattpad e levantarei um tema sobre literatura para discussão.

     Trarei uma visão analítica sobre a Amazon para o nosso público de romance, os últimos lançamentos, as autoras que estão em destaque e os temas mais lidos no momento.

     Com a intenção contribuir para o universo literário de forma objetiva, seja você uma autora ou leitora, o Resenhas Nacionais inaugura essa nova fase da sua história, trazendo o que há de melhor no momento, livros!


Lançamentos Amazon

Maio foi um mês cheio de novidades e precisei me segurar para não soltar mais um lançamento! Teve eBooks de graça da série Encantadas Por Livros e Música II (contos 3 e 4), lançamento do livro temático sobre nossa época atual, Amor em Tempos de Quarentena e Caíque, da Série Filhos de Lamartine Santos, ambos publicados no Wattpad primeiramente, depois disponibilizados na Amazon.


Junho vem para celebrar o mês dos namorados e das histórias românticas! Estou participando de dois projetos temáticos em parceria com outras autoras: A Última Música e o segundo é surpresa. Além do vampirão Scorn, que será abordado no próximo tópico.


Rotina de escrita

Concluí a escrita de Scorn enquanto a autora Jéssica Macedo fazia a betagem da obra. Estamos escrevendo livros independentes, que compartilham o mesmo universo, além de alguns personagens. Foi uma experiência diferente no trabalho em conjunto, uma vez que temos o mesmo ritmo acelerado de escrita e dedicação ao meio literário.
A escolha de fazer um livro fantasia veio no meio de uma conversa. Jéssica já tinha a capa de Trevor, depois encaixamos o meu mocinho Scorn (que ganhou esse nome por conta de um simbionte do universo do Homem-Aranha) e o resto é execução e trabalho cheio de amor.
Ansiedade que fala?
Estou na fase de releitura do livro, ajustes de alguns pontos e preparação de material para divulgação. Quem tem “euquipe” como eu, tem que se desdobrar em várias para dar conta de tudo. Além de escrever, elaboro o plano de marketing e faço contato com minhas parceiras para ajudar na divulgação.
Como divulgar um trabalho individual, mas que envolve duas pessoas? Primeira coisa, as participantes precisam estar alinhadas. Parte do sucesso do lançamento é estarmos em sintonia nos propósitos. Cada uma tem seu público e sua forma de divulgação. Somos individuais, mas ao mesmo tempo, temos que englobar o universo Dark Wings (Trevor e Scorn) para que isso dê certo.
Tenho experiência em outros projetos disponíveis na Amazon, MaximusAntologia EncantadaLadrões de Corações e, o mais recente publicado, Filhos de Lamartine Santos.
Será que gosto de inventar moda? Muito!

Publicação no Wattpad

Meu plano de ação para a plataforma é sempre ter uma obra em andamento. Terças e sextas foram os dias da semana escolhidos para atualizar os leitores com um capítulo. Alguns dessa plataforma também me acompanham na Amazon, gostaria de cultivar o espaço lá.

Cedendo à Paixão conta a história de Alícia, mãe de gêmeos que está em seu limite para lidar com seu lado mulher maravilha. Encontra Bernardo no supermercado, surge uma oportunidade e... sim, o livro começa pegando fogo!

Tenho muitas obras engavetadas, desde romances e novelas. Nada mais justo que ir colocando para o mundo de forma gradativa enquanto eu continuo escrevendo novos romances.

·         Conto, Novela ou Romance?
O tema para debate hoje é a diferenciação de cada um desses termos. Apesar do peso que a palavra conto e novela tem para um eBook publicado na Amazon, eles têm grande importância e preferência do público que me cerca.
Uso esse parâmetro para diferenciar os três:

o   Conto são histórias que possuem até 7.500 palavras (Série Encantadas por Livros e MúsicaQuerido FiascoAmuleto da Sorte);
o   Novelas são histórias que possuem até 40.000 palavras. Até 17.500, você pode chamar de noveleta. (Família ValentiniA Redenção de EnzoMinha FlorCaíque);
o   Romance são histórias com mais de 40.000 palavras (Operação CEOVicenzoJames BlatAmor Interceptado).

Ah, então aqueles livros de 500 páginas são romances tanto quando os de 200? Sim! Os meus romances de 40 mil palavras vão para a Amazon tendo essa média de quantidade de páginas. Tudo depende da diagramação que foi feita no arquivo, que faz referência a fonte usada, tamanho e espaçamento.
Cada um tem seu valor e ocasião para serem lidos. Contos são breves o suficiente para você ler no intervalo de alguma atividade. Para não ficar sem ler ou, se você é daqueles que acaba ficando no mesmo livro por 30 dias, contos são essenciais na sua vida, porque dão a sensação de conclusão e entretenimento.
 Novelas estão entre contos e romances. Não é tão curto para ser lido em um intervalo, mas não tão comprido para ficar 30 dias lendo. Quando você tem um dia inteiro, ou uma tarde, eles são a opção. Bloqueio de leitura? Também ajudam, porque a trama tende a fluir com mais facilidade, trazendo, no máximo, um plot final.
Claro, tudo depende do autor que você escolheu e seu estilo de leitura. Não adianta dar um conto de terror para alguém que só lê romance de banca. Cada um no seu quadrado!
E você, sabia sobre essa diferenciação? Prefere qual?

Mari Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novidades